Congresso técnico abordará o interesse crescente das empresas por profissionais com conhecimentos sobre tecnologias e inovações que ajudem a resolver questões ambientais
Você já ouviu falar em Green Skills? O termo, que em português significa “Habilidades Verdes”, no mercado de trabalho é aplicado a profissionais com conhecimentos e experiências voltadas a práticas ambientalmente responsáveis.
O Relatório Global de Habilidades Verdes 2023, divulgado pela rede social LinkedIn, identificou que a procura por essas “habilidades verdes” é crescente nas empresas, inclusive no setor industrial. Segundo o documento, entre fevereiro de 2022 e fevereiro de 2023, as ofertas de emprego na rede social que exigem pelo menos uma habilidade verde cresceram 22,4% em relação às vagas que não exigem essas habilidades. No mesmo período, a porcentagem de talentos verde no mercado de trabalho cresceu 12,3%.
Ainda segundo a pesquisa do LinkedIn, em todo o mundo, apenas 1 em cada 8 trabalhadores possui uma ou mais competências verdes e os que têm essas habilidades possuem taxa de contratação 29% maior do que a média da força de trabalho.
Alguns exemplos de habilidades verdes aplicam-se a conhecimentos sobre temas como fontes de energia limpa e renovável e tecnologias e inovações que ajudem a resolver problemas ambientais.
Com a realização, em 2025, da Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) em Belém (PA), ter no currículo ao menos uma habilidade verde ganha cada vez mais importância e pode ser um diferencial importante em um processo de seleção.
O tema terá um painel específico para debates durante o Congresso técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), que será realizada pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Sistema FIEPA), no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, de 22 a 25 de maio deste ano. Denominado “Green Skills e o profissional do futuro”, a proposta é falar sobre o conceito e abordar a importância do desenvolvimento de competências nessa área, além das oportunidades para o desenvolvimento das habilidades verdes entre os profissionais que atuam na Amazônia.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.
A programação completa e os ingressos para o Congresso técnico podem ser acessados aqui.