Como parte da programação do Congresso Técnico da XVI FIPA, o IEL convida gestores a refletirem sobre como as práticas sustentáveis impactam, positivamente, no meio ambiente, na comunidade local, nos colaboradores e na própria saúde financeira das empresas, promovendo uma cultura organizacional que valorize esses princípios
Em uma sociedade onde as corporações são, cada vez mais, desafiadas a implantar uma agenda de ESG (sigla para ambiental, social e governança), cresce o número de empresas que entendem a importância da relação entre sustentabilidade e negócios. Porém, o sucesso de iniciativas nessa área envolve um personagem fundamental: a liderança, responsável por priorizar o tema e atuar como um multiplicador das mensagens-chave para as equipes, sempre liderando pelo exemplo.
Por isso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), que prepara empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade, promoverá durante o Congresso técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) dois momentos de debate e reflexão, ambos no dia 23 de maio. O primeiro será durante o painel “Liderança responsável e sustentabilidade nos negócios”, quando representantes de seis instituições irão compartilhar exemplos de boas práticas na Indústria que podem servir de esclarecimento e inspiração para os participantes.
O superintendente do IEL/PA, Carlos Auad, reforça a importância do papel do líder para a disseminação efetiva do conceito de Sustentabilidade nos negócios junto à equipe e como isso pode se tornar um diferencial competitivo. “Os líderes devem ser agentes de mudança, modelando comportamentos sustentáveis e comunicando de forma clara e consistente os valores e objetivos da empresa em relação à sustentabilidade. Eles também devem capacitar suas equipes, fornecendo recursos e treinamentos para que todos compreendam a importância da sustentabilidade e como podem contribuir para isso em seu trabalho diário. Quando a sustentabilidade é integrada à cultura da empresa e refletida em suas operações, produtos e serviços, ela pode se tornar um forte diferencial competitivo, atraindo clientes, investidores e talentos que valorizam práticas empresariais responsáveis”, explica.
A outra atividade promovida pelo IEL na XVI FIPA será a palestra “Sustentabilidade e Inovação para a Indústria Amazônica”, ministrada por Elaine Cardoso, profissional com mais de 20 anos de experiência como especialista em Articulação e Gestão Estratégica Empresarial, com foco em Expansão e crescimento sustentável, além de consultora, treinadora e mentora de empresas. A palestra abordará a necessidade e oportunidades de transformação da indústria na região amazônica em direção a práticas mais sustentáveis e inovadoras.
Carlos Auad reforça a importância de os líderes estarem atentos às oportunidades e desafios que se colocam no contexto atual, potencializados pela realização da COP 30, em Belém, no próximo ano. “A COP 30 representa uma oportunidade para as empresas demonstrarem seu compromisso com a sustentabilidade e contribuírem para os esforços globais de combate às mudanças climáticas. Participar ativamente da conferência e comprometer-se com metas ambiciosas de redução de emissões e práticas sustentáveis pode elevar a reputação das empresas e abrir portas para parcerias estratégicas. No entanto, também representa desafios, especialmente para empresas que ainda não adotaram práticas sustentáveis, ou que enfrentam pressões para se adaptar a regulamentações mais rigorosas”, explica. “Os líderes precisarão estar preparados para liderar suas organizações através desses desafios, adotando uma abordagem proativa e colaborativa para enfrentar as demandas emergentes de sustentabilidade”, conclui.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.
A programação completa e os ingressos para o Congresso técnico podem ser acessados aqui.