O Hidromel Uruçun da Amazônia, produto feito com mel de abelhas nativas sem ferrão, é uma das indústrias presentes no espaço “Made in Pará”, novidade da XVI Feira da Indústria no Pará (FIPA), que acontece no Hangar Centro de Convenções, em Belém. A iniciativa reúne pequenos e médios negócios locais de produtos feitos a partir de matérias-primas da Amazônia, com o objetivo de destacar a bioeconomia e promover produtos regionais.
Ana Lídia Ribeiro, CEO da Hidromel Uruçum, relembra a trajetória do empreendimento e conta que a consultoria empresarial com orientações financeiras, jurídicas, de produção e mercado foram essenciais durante todo o processo de internacionalização da marca. “Em 2019, nossa empresa iniciou após uma pesquisa científica em conjunto com a Embrapa. Depois disso, a gente conseguiu validar aí com apenas 19 litros e caímos no gosto do povo. Desde então, temos expandido a nossa produção. Hoje a gente produz no PCT Guamá e tem apoio de vários órgãos, entre eles a própria Federação das Indústrias do Estado do Pará. O negócio foi encorpando, nós fizemos um curso sobre exportação, participamos de três feiras internacionais na Alemanha, África do Sul e Panamá. O negócio tem crescido, acho que pelo grande diferencial”, contou Lídia.
A busca por novos mercados e os desafios da internacionalização de marcas brasileiras foram discutidos no Congresso Técnico da FIPA pela empresária Angela Hirata, especialista em negócios internacionais, responsável pelo processo de internacionalização das Havaianas. Para Hirata, empreendedorismo é sobre entender e respeitar a cultura, além da busca constante pela reinvenção, mas sem perder a identidade do produto. “Eu sempre digo que pequenas empresas têm muita oportunidade de crescer e ser gigante. Sempre procurar entender o mercado e aprender é fundamental. Sempre tentar conhecer e aprender. É focar e não perder o foco nunca. O trabalho em equipe é o mais importante, sempre fazer juntos”, ressaltou Hirata.
A Amazônia Space, que produz alimentos amazônicos como farofas, temperos e pimentas, também está ganhando espaço em seu processo de expansão para fora do Pará. Elaine Lima, diretora executiva do empreendimento, explica que por enquanto está em contato com outros estados, em busca de orientações e consultorias antes de iniciar seu processo de internacionalização da marca. “Estamos em fase de expansão. Tem loja em shopping que já vende nosso produtos e estamos em duas redes de supermercado. Teremos um evento em Manaus, é um evento internacional, e iremos divulgar nosso produto”, afirmou a empresária.
O espaço ‘Made in Pará’ pode ser visitado de 17h às 22h, com entrada gratuita até sábado (25) com degustação e comercialização de produtos produzidos no Estado do Pará.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.