Concessionária da UHE Belo Monte compensa as emissões geradas pelo consumo de energia do evento por meio de certificados de energia renovável
A Norte Energia, empresa privada e concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, vai neutralizar as emissões do consumo de energia elétrica da XV Feira da Indústria do Pará (FIPA), promovida pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) de 19 a 22 de outubro, em Belém (PA). A empresa vai doar à feira certificados de energia renovável I-REC (International Renewable Energy Certificate) em quantidade equivalente a toda energia elétrica consumida no período do evento no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
É a primeira vez que as emissões da FIPA serão neutralizadas, garantido uma pegada mais sustentável ao maior evento da indústria do Pará. Os certificados I-REC são reconhecidos internacionalmente e comprovam que a eletricidade gerada em Belo Monte é de uma fonte renovável. A Norte Energia obteve a certificação em 2021 e, este ano, e passou a comercializar os títulos de energia renovável a outras organizações que tenham compromissos de redução das suas emissões. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia renovável e na FIPA serão utilizados 20 títulos para compensar todo o gasto de energia do evento. A certificação é aplicável para o Escopo 2 do Programa Brasileiro GHG Protocol, responsável pelo desenvolvimento de ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE).
Comercialização e Sustentabilidade
A Norte Energia é uma das apoiadoras da FIPA e estará presente no evento com um stand voltado à divulgação das ações institucionais, dos projetos de sustentabilidade desenvolvidos na região do Médio Xingu e à comercialização de energia elétrica limpa, com certificação internacional, gerada na maior hidrelétrica 100% brasileira.
A empresa comercializa energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como Mercado Livre, em que a produção é negociada livremente entre vendedores e clientes. A FIPA também representa uma oportunidade de realização de negócios para Norte Energia, que oferecerá aos clientes presentes no evento, como as indústrias, a possibilidade de comprar diretamente a energia gerada por Belo Monte, sem intermediários. Isso garantirá um processo mais econômico e assegurará o fornecimento de energia direto da fonte.
O diretor de Regulação e Comercialização da Norte Energia, Franklin Miguel, destaca que a FIPA é um momento de intercâmbio com um dos setores mais importantes da economia brasileira. “Não poderíamos ficar de fora da FIPA, evento que já se firmou como espaço relevante tanto para a realização de negócios quanto para o relacionamento com o público interessado nas atividades industriais. Este ano, apresentamos as vantagens do Mercado Livre de Energia, que é uma realidade no Brasil e no Pará, já que aproximadamente 37% do consumo de eletricidade nacional
ocorre neste ambiente. O Pará por sua vez, está na vanguarda, sendo que 53% do consumo de eletricidade do Estado ocorre no Mercado Livre”, explicou o executivo. A FIPA foi o evento escolhido pela empresa para lançar um novo site, focado na comercialização de energia no Mercado Livre, que pode ser acessado no link – ml.norteenergiasa.com.br.
ESG Day
Dentro da programação da FIPA 2022, a Norte Energia também participará do fórum ESG Day, focado em apresentar boas práticas de gestão e governança que contemplam o meio ambiente e a área social. A superintendente de Sustentabilidade da empresa, Silvia Cabral, participará do painel “Sustentabilidade e a geração de energia renovável na Amazônia”, momento para compartilhar as iniciativas desenvolvidas pela UHE Belo Monte no âmbito da sua Política de Sustentabilidade. O evento ocorrerá no dia 21 de outubro, a partir de 16h, no Auditório do Hangar.