FIPA

  • O Evento
  • Apoio e Patrocínio
  • Programação
  • Expositores
  • Imprensa
    • Credenciamento
    • Banco de Pautas
  • Contatos
  • Inscrições
  • Home
  • Imprensa
  • Destaques da programação do segundo dia da FIPA, no Hangar
31 de julho de 2025

Destaques da programação do segundo dia da FIPA, no Hangar

Destaques da programação do segundo dia da FIPA, no Hangar

Por FIPA / sábado, 22 outubro 2022 / Publicado em Imprensa

Nesta quinta-feira, 20, além da tradicional feira para exposições de produtos e serviços de empresas com atuação no Pará, a Feira da Indústria do Pará (FIPA) segue, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com ampla programação que envolve palestras, fóruns, rodadas de negócios nacionais e internacionais, competições de inovação voltada para soluções que facilitem o dia a dia das indústrias, além de eventos de reconhecimento e valorização do setor industrial do Estado. 

Realizada pela FIEPA, com correalização do SEBRAE no Pará, a XV FIPA conta com os patrocínios da Confederação Nacional da Indústria (CNI), SESI, SENAI, IEL e apoio do Governo do Pará; Vale e Hydro como patrocinadoras Diamante; Extra Máquinas e XCMG do Brasil como patrocinadoras Prata; Norte Energia e Banco do Brasil, como patrocinadores Bronze. Os demais apoios são da Agropalma e da Equatorial Energia. 

Destaques da programação do dia 20/10 

Internalização das compras locais – Como parte das ações direcionadas para aumentar as compras locais no Estado, às 14 horas, a REDES/FIEPA promoverá o Supply Tank, rodada de negócios entre fornecedores locais e grandes compradores industriais. Às 16 horas, realizará o Fórum de Suprimentos, com diversos painéis e debates sobre o setor. 

Rodada Internacional de Negócios 

A partir das 16 horas, terá início a rodada internacional de negócios do setor da indústria da fruticultura, Fruit Amazon Business Meeting Brazil Edition, promovida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), em parceria com o SEBRAE no Pará e ApexBrasil. As rodadas serão realizadas nos formatos presencial e on-line, até o dia 22/10, no Hangar. 

Grand Prix SENAI de Inovação 

Outro destaque na FIPA é o Grand Prix SENAI de Inovação, competição aberta voltada para o desenvolvimento e prototipagem de soluções para desafios da indústria e da sociedade. A atração vai acontecer no espaço Grand Prix e conta com equipes de Paragominas, Barcarena, Santarém, Marabá e Canaã dos Carajás. O Grand Prix, acontece diariamente, das 17 às 22 horas. 

Painel discute a Educação e o Futuro do Trabalho 

Segundo o Mapa do Trabalho Industrial, estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil terá que preparar cerca de 9,6 milhões de pessoas em ocupações industriais nos próximos quatro anos. A grande demanda é por profissionais para atuarem em áreas de formações transversais (complementares, de curta duração), e em ocupações da chamada indústria 4.0, com foco na automação, digitalização e inteligência artificial. Com a pandemia, essas transformações do mundo do trabalho foram impulsionadas e, com elas, a urgência pela formação da mão de obra qualificada. Diante deste cenário de uso de novas tecnologias, alterações na cadeia produtiva e no mercado de trabalho, a CNI estima que cerca de 79% da necessidade de formação profissional será em requalificações e aperfeiçoamentos. Ainda segundo a pesquisa, em quatro anos, devem ser criadas 497 mil novas vagas formais em ocupações industriais, saltando de 12,3 milhões para 12,8 milhões de empregos formais. Essas ocupações requerem conhecimentos tipicamente relacionados à produção industrial, mas estão presentes em outros setores da economia.  

Com o objetivo de discutir a atuação das instituições de ensino nas agendas de formação, aperfeiçoamento e requalificação profissional em sintonia com as demandas da indústria 4.0, o SESI, SENAI e Sinduscon Pará promovem, dentro da programação FIPA, o painel “Educação e o futuro do Trabalho”. O evento acontece hoje, (20) às 18h, no Auditório Marajó, no Hangar.  

Participarão do painel o Sócio-Diretor da Vistta|S Consultoria, Rogério Suzuki; o Superintendente de Educação Profissional e Superior do SENAI, Felipe Morgado; o Presidente do Sinduscon Jovem, Arthur Couceiro; e o Diretor de Operações SESI/PA -SENAI/PA, Raphael Barbosa. 

Saúde e segurança na indústria 

Outro ponto alto da programação, neste dia 20, às 20 horas, o evento promovido pelo SESI, para reforçar a importância de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável e reconhecer as empresas locais que investem no bem-estar de seus trabalhadores. O evento ‘A Saúde e Segurança como Boas Práticas’, busca valorizar as experiências de 25 empresas clientes do SESI Pará oriundas das localidades de Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Paragominas, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Santarém, Vigia e Ulianópolis.  

O reconhecimento tem em vista o incentivo ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, especialmente na redução dos afastamentos do trabalho e na redução de acidentes. De acordo com os dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), cerca de 23.400 trabalhadores do mercado de trabalho formal sofreram acidentes fatais no Brasil nos últimos 10 anos e no mesmo período foram registrados quase 500 milhões de dias perdidos com afastamentos por acidentes. 

Prêmio Sindusroupa homenageia indústria paraense 

Nesta quarta-feira (20/10) o Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas do Estado do Pará, realizará durante a XV Feira da Indústria do Pará (FIPA) o Prêmio Sindusroupa 2022. A cerimônia ocorrerá às 20h, no estande do sindicato. 

A empresa homenageada nesta edição é Art Malha, fundada em 1985. Entre as marcas do empreendimento estão as matérias primas, a qualidade e a boa entrega de seus produtos. A Art Malha produz uniformes escolares, uniformes profissionais e atualmente investe no segmento de moda. 

Sebrae anuncia vencedoras do Prêmio Mulher de Negócios 

Nesta quarta-feira (20), às 20 horas, será o anúncio das vencedoras da etapa estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN). O evento será no espaço ‘Sebrae Delas’, no Hangar. O Prêmio visa estimular o empreendedorismo feminino, por meio de histórias inspiradoras de empreendimentos liderados por mulheres que se destacam em diferentes segmentos.  

Sete finalistas estão na disputa, nas categorias Microempreendedora Individual (MEI), Pequenos Negócios e Produtora Rural. Até três mulheres sairão como vencedoras dessa primeira etapa da premiação, nos 1, 2 e 3 lugares, conquistando troféus e certificados e o direito de seguir na disputa pela premiação nacional. 

Na próxima etapa do PSMN, que é a regional, as histórias das vencedoras estaduais serão avaliadas por um júri regional e, se passarem por esse crivo, seguem para a última fase, que é a nacional, cujo resultado será anunciado no dia 23 de novembro, em Brasília.  

As primeiras e segundas colocadas da etapa nacional recebem troféus e um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria ganha um tablet. Todas as nove ganhadoras nacionais ganham mentoria e uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae.  

No Pará, 139 mulheres se inscreveram na premiação, ficando o estado em primeiro lugar no ranking da região Norte e ocupando a sétima posição nacional.     

Saiba mais sobre o PSMN acessando https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/premiomulherdenegocios2022 

  • Tweet

About FIPA

Leia também

Congresso técnico da XVI FIPA discutirá sustentabilidade na indústria
Maior evento da Indústria do Norte do Brasil compensará 49 toneladas de CO2e
Prêmio reconhece indústrias que mais compram de fornecedores paraenses
TOP