Após a pausa feita em função das restrições causadas pela pandemia, a FIPA, considerado a maior vitrine da indústria paraense, retorna ao Hangar com uma feira de exposições e uma ampla programação técnica voltada para a capacitação e debate sobre temas relacionados ao desenvolvimento da indústria. Tanto os expositores e patrocinadores, quanto o Sistema FIEPA, realizarão várias ações durante o evento.
Internalização das compras locais – No dia 20, a REDES/FIEPA promoverá o Suprimentos Day, com ações direcionadas para aumentar as compras locais no Estado. Como parte dessa programação, ocorrerão o Supply Tank, rodada de negócios entre fornecedores e compradores industriais, e o Fórum de Suprimentos. Também promoverá o Workshop “Gestão estratégica do ESG e os impactos nas empresas”, com Roberto Roche, especialista em gestão de ESG (Environmental, Social and Governance), e uma edição especial do seu Prêmio REDES de Desenvolvimento, que reconhece as indústrias que mais contribuem para a internalização das compras locais.
Saúde e segurança na indústria – A XV FIPA terá uma programação especial voltada para a saúde e segurança no trabalho. No dia 20, o SESI promoverá palestras sobre saúde mental e saúde auditiva, e fará um evento para homenagear e reconhecer as indústrias do Estado que investem em boas práticas de Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Outra atração que o SESI levará para o evento será a robótica educacional, com demonstrações práticas das competições e da metodologia que chega a mais de 8.400 mil alunos do ensino fundamental e médio em todo o estado.
Inovação – Uma das atrações do SENAI na FIPA será o Grand Prix SENAI de Inovação, competição aberta voltada para o desenvolvimento e prototipagem de soluções para desafios da indústria e da sociedade. A atração vai acontecer no espaço SENAI Lab e contará com equipes de Paragominas, Barcarena, Santarém, Marabá e Canaã dos Carajás. O SENAI também promoverá um painel sobre a relação entre a Educação e o Futuro do Trabalho, palestra sobre inovação na indústria, além de um workshop sobre Moda e Sustentabilidade.
Estágio Legal – Durante a FIPA, o IEL lançará a campanha Estágio Legal, que busca informar e conscientizar as empresas sobre a importância da Lei de Estágio (Lei Nº 11.788/2008), que rege a atividade. As ações previstas na campanha visam garantir mais segurança nas contratações e no desenvolvimento do estágio, de acordo com as melhores práticas do mercado. Também realizará um evento de apresentação do Programa de Certificação de Empresas (Procem), direcionado para a melhoria da gestão empresarial.
Rodada Internacional de Negócios – Entre os destaques da FIPA está também a Fruit Amazon Business Meeting Brasil Edition, rodada internacional de negócios do setor da indústria da fruticultura, promovida pelo Centro Internacional de Negócios (CIN/FIEPA), em parceria com o SEBRAE no Pará e ApexBrasil. As rodadas serão realizadas nos formatos presencial e on-line, nos dias 21 e 22.
Governo do Estado – Para proporcionar um ambiente de negócios favoráveis, o Governo do Pará, por meio da Sedeme, apresentará os avanços e as possibilidades de apoio aos segmentos produtivos. Entre os serviços estarão o Crédito do Produtor e outras linhas através de articulações com entidades financeiras. No estande do governo, também estará a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), com divulgação dos investimentos e produtos existentes nas mais diversas cadeias produtivas da região Amazônica.
Ações das indústrias – A Hydro e a Albras marcam presença com estande mostrando a atuação das empresas no Brasil e no Pará, suas áreas de negócios, atuação em responsabilidade social, employer branding e sustentabilidade. As lideranças das duas empresas também participarão do “Hydro Talkshow”, série de conversas sobre temas como diversidade e inclusão, descarbonização e transição energética na indústria do alumínio, além de palestras sobre inovação. No dia 20, a Hydro participará do Prêmio REDES de Desenvolvimento e do Supply Tank, evento de negócios com fornecedores locais. No dia 21, representantes da empresa participam como palestrantes do ‘Fórum de Suprimentos – Oportunidades e Desafios aos Fornecedores Locais’ e do ‘Fórum ESG nos Negócios’, ambos promovidos pela REDES/FIEPA.