Aliar práticas sustentáveis aos negócios é um desafio que vem sendo colocado como prioridade pelo setor industrial. No Pará, A Federação das Indústrias do Estado (FIEPA) jogará ainda mais luz sobre esse tópico durante a XVI FIPA, o maior evento do setor na região amazônica, que nesta edição tem como tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”.
Dentre os assuntos que serão discutidos no Congresso técnico da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) está o painel “Moda e produção sustentável”, que abordará conceitos como o upcycling, onde o foco é dar um novo propósito a materiais que seriam descartados, com criatividade e qualidade igual ou até melhor que a do produto original.
Ao contrário da reciclagem, que envolve a criação de um novo ciclo para um produto que atingiu o fim de sua vida útil, o upcycling valoriza o próprio ciclo, dispensando qualquer necessidade de realização de novos processos industriais para criação de novos produtos. Dentro do setor industrial, a prática é considerada fundamental para o equilíbrio da produção em grande escala. “O upcycling é uma das formas de dar uma destinação mais nobre para os resíduos, evitando a destinação inadequada ou a geração de lixo. Com isso, você evita que o resíduo vá parar em um rio, nas ruas, em contaminação do solo e das águas e garante uma longevidade ao ciclo de vida de determinado produto”, explica Deryck Martins, presidente do Conselho Temático de Meio Ambiente da FIEPA.
No Pará, a prática é, inclusive, tema de curso ofertado pelo Polo de Vestuário do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em Belém, onde os alunos desenvolvem habilidades e técnicas de reaproveitamento de materiais têxteis que seriam incinerados com foco no desenvolvimento de produtos como roupas, bolsas, brindes e acessórios. Os materiais utilizados nas aulas práticas são resíduos oriundos das indústrias de confecção locais.
Na XVI FIPA, o painel “Moda e produção sustentável” será mediado pela gerente do Polo de Vestuário, Clarisse Chagas, que destaca a importância de fomentar debates sobre o tema. “Nós entendemos que não existe mais alternativa que não seja olhar para este lado da sustentabilidade. O Polo de Vestuário trata do ciclo de vida do produto e a gente entende que depois do descarte ele ainda pode ter um ciclo de vida extra. Então aqui a gente enxerga várias alternativas, e uma delas é o upcycling. A sustentabilidade não é fim, mas é ponte para que alcancemos uma sociedade que tenha uma dinâmica mais sustentável”, destaca.
Participam ainda do painel, no dia 24, Raphael Bergamini, do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT) – um dos maiores centros latino-americanos de produção de conhecimento aplicado à cadeia produtiva química, têxtil e de confecção -, Fernanda Simon, diretora executiva do Instituto Fashion Revolution e editora de Sustentabilidade da revista Vogue Brasil, e Priscilla Vieira, proprietária da empresa MLX Uniformes e diretora da FIEPA. Nesta última, uma indústria do ramo do vestuário localizada no município de Ananindeua (PA), o upcycling é parte dos esforços para dar destinação mais sustentável aos resíduos. Além de fazer parcerias com cooperativas voltadas para a reutilização, a empresa transforma as sobras de sua produção em subprodutos como, puffs, luvas e bolsas, agregando valor à marca.
Priscilla Vieira destaca que, com as ações de upcycling, a MLX consegue reaproveitar metade dos resíduos diretos em subprodutos. “Sabemos que há um árduo trabalho pela frente, que depende de parcerias que envolvam cooperativas, as próprias empresas, o setor público e o privado. Upcycling é uma questão de consciência e cada um faz parte desse processo”, ressalta.
Priscilla Vieira, proprietária da empresa MLX Uniformes e diretora da FIEPA. Foto: Divulgação/ FIEPA
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.
A programação completa da FIPA e os ingressos para o Congresso Técnico do evento podem ser acessados neste link.