A décima Edição do Prêmio Redes de Desenvolvimento destacou na noite desta quinta-feira, 23, durante a programação da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), as indústrias que mais compraram de fornecedores paraenses, assim como os profissionais de compras que se destacaram e os melhores cases de desenvolvimento de fornecedores de 2022 e 2023. O prêmio é promovido pela REDES/FIEPA, iniciativa da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), que conecta fornecedores locais às grandes indústrias para fomentar negócios e desenvolvimento social e ambiental no Pará. Nos mais de 20 anos de existência, a REDES/FIEPA já contabiliza mais de R$ 100 bilhões de compras locais feitas pelas indústrias mantenedoras.
Para Alex Carvalho, presidente da FIEPA, a premiação é importante para fomentar a cadeia produtiva da indústria e de outros setores como comércio e serviços, estimulando a produção local e potencializando a geração de negócios na região. “Aos premiados, o nosso agradecimento por reconhecerem na indústria local as potencialidades para atender as demandas destes grandes projetos que aqui estão instalados. Hoje, com essa premiação, queremos homenagear os esforços e a importante contribuição para a economia do nosso Estado, seja por meio do fortalecimento das compras locais, seja pela capacitação e desenvolvimento dos fornecedoras que compõem essa ampla cadeia produtiva, gerando negócios e, consequentemente, trazendo mais emprego, renda e oportunidades para a nossa gente”, afirmou o presidente da FIEPA.
Vencedores – Com o tema “Encantos Amazônicos”, a premiação destacou a valorização da produção industrial da região em quatro categorias. Na categoria “Absolutus”, que reconhece as indústrias campeãs em volume total de compras no estado, a vencedora foi a Vale. Na categoria “Percentum”, que premia as indústrias que mais compraram de empresas paraenses em termos percentuais, a vencedora foi a Alubar.
Na categoria “Case de Desenvolvimento de Fornecedor”, os premiados 2022 e 2023 foram respectivamente os cases “Programa de desenvolvimento de fornecedores Hydro aplicado à empresa ARPS” da empresa ARPS; e “Aplicação das ferramentas de prospecção de fornecedores Hydro na Hidrautec serviços e componentes ltda” da empresa Hidrautec. Com isso, a Hydro conquistou seu pentacampeonato na categoria Case de Desenvolvimento de Fornecedor.
O evento também homenageou o “Comprador do Ano” que premia os profissionais de compras e suprimentos que mais se destacaram em 2022 e 2023. Nessa categoria, em 2022, o vencedor foi Eric Brawl, da Hydro, e em 2023, foi Diego Varão, da Vale.
Convênio – Durante o evento foi realizada a assinatura de um convênio, entre a REDES/FIEPA, a Vale Metais Básicos e a Cargill, que formalizou a participação das duas empresas como novas mantenedoras da REDES no Estado. A parceria reflete um compromisso mútuo com a sustentabilidade e o crescimento econômico regional, criando um ambiente propício para a geração de conhecimento e capacitação profissional.
“Esta nova parceria com a Vale Metais Básicos dará ao Sistema FIEPA uma ampla cobertura de ações ao fomento de compras locais e ao desenvolvimento de negócios sociais de impacto. A Cargill, esta gigante do agronegócio, trará uma nova dinâmica de oportunidades locais para o atendimento de seus terminais portuários e desenvolvimento dos pequenos produtores da região”, afirmou Marcel Souza, executivo de gestão da REDES/FIEPA. A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura