Na tarde desta sexta-feira, 24, foi realizada a Rodada de Crédito, um momento de troca e aproximação entre instituições financeiras e empresários locais, dentro da programação da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA), em Belém.
Cassandra Lobato, gestora do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC/FIEPA), que esteve à frente do encontro, explica que promover a Rodada dentro da programação da FIPA além de apoiar o empresariado local na busca por capital financeiro, tem o diferencial do incentivo à sustentabilidade, já que o comprometimento ambiental é uma das condições para a concessão de financiamento pelas instituições participantes.
“Por ser um ambiente onde estão reunidas diversas instituições financeiras, a Rodada funciona como uma estratégia diferenciada de aproximação das indústrias com estas instituições, facilitando bastante para o empresário no momento de sensibilizar para a tomada de crédito que atenda às necessidades do seu negócio e as suas possibilidades de pagamento. A nossa missão com essa iniciativa é impulsionar o crescimento e apoiar na sustentabilidade das indústrias do nosso Estado”, destaca.
A Rodada de Crédito reuniu dez instituições bancárias, entre públicas e privadas, e representantes de dois escritórios de gestão de projetos. A Cooperativa de Crédito (Cresol) foi uma das instituições participantes. “É muito importante a gente poder trazer o cooperativismo de crédito, que a gente possa atender também esse empresariado aqui do Pará, aqui de Belém. Estamos muito felizes em fazer parte e poder construir uma história daqui pra frente e fazer muitos negócios”, afirmou Alessandra Oliveira, representante da Cresol no evento.
Antonio Cruz, CEO da Paladar Amazônico, empresa do paraense do ramo alimentício, esteve entre os empresários que aproveitaram a oportunidade do encontro promovido durante a FIPA. “A rodada foi muito válida, pois conseguimos ter comunicação e acesso às instituições financeiras. É importantíssimo ter esse contato e colocarmos nossa necessidade”, destacou o empresário.
A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.