Destaque é o Congresso Técnico que abrigará mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria, cerca de 50 palestrantes e mil participantes
Nesta quinta-feira (23), a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) abre as portas para uma extensa programação com acesso gratuito ao pavilhão de exposições, a partir das 17 horas, onde o público poderá conhecer as ações, serviços e produtos da indústria. O destaque do dia é o Congresso Técnico, que ocorre em paralelo à feira, e abre a partir das 14 horas, com mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria, alinhadas ao cenário econômico global. O evento contará ainda com diversas apresentações culturais, lançamento de livro e premiação.
Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a FIPA é realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) há 30 anos, com edições a cada dois anos. A expectativa é receber pelo menos 20 mil visitantes.
Veja aqui os destaques do segundo dia da FIPA
Congresso Técnico – Abre nesta quinta-feira o Congresso Técnico da FIPA. Durante dois dias, 23 e 24 de maio, das 14 às 19 horas, o espaço agregará mais de 20 painéis temáticos de interesse da indústria, 50 especialistas das mais diversas áreas do conhecimento e cerca de 10 horas de conteúdo sobre questões como: descarbonização da indústria, “green skills” (habilidades verdes), transição energética, ESG (sigla para Ambiental, Social e Governança), rastreabilidade da cadeia produtiva, acesso ao crédito, entre outros. A expectativa é reunir cerca de mil participantes.
A abertura do Congresso Técnico será marcada pela palestra de Cintia Chagas, especialista em Comunicação, educadora e autora de dois best sellers que misturam casos autobiográficos e regras de português. Ela falará sobre “Empoderamento nos Negócios: oratória e fortalecimento da presença feminina no mundo dos negócios”.
Em seguida, haverá o painel “Negócios e Sustentabilidade: uma visão estratégica da Indústria”, que será mediado por Jefferson Gomes, diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com a participação do presidente da FIEPA, Alex Carvalho e do diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Raul Jungmann, além de outros nomes relevantes na área.
Lançamento de livro – Às 19 horas, o engenheiro José Maria Mendonça lançará o livro “Amazônia por Amazônida – para além da compreensão cartesiana”, no Hangar. A obra reúne uma coletânea de artigos, escritos ao longo dos anos, na qual o autor retrata as virtudes, anseios e desafios de quem vive na Amazônia. Mendonça é presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da FIEPA (Coinfra) e do Centro das Indústrias do Pará (CIP).
Prêmio REDES de Desenvolvimento: Às 20 horas, a REDES/FIEPA realizará a 11ª edição do Prêmio REDES de Desenvolvimento, que reconhece as indústrias que mais compram de fornecedores paraenses, os profissionais de compras que se destacaram e os melhores cases de desenvolvimento de fornecedores de 2022 e 2023. Nos mais de 20 anos de existência, a REDES/FIEPA já contabiliza mais de R$ 100 bilhões de compras locais feitas pelas indústrias mantenedoras da iniciativa.
SENAI – Dentro da programação, o SENAI promoverá às 14 horas, nas salas multiuso o “Workshop Competências Digitais para Economia Verde”.
Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – Às 14 horas, o IEL promoverá o painel “Liderança responsável e sustentabilidade nos negócios”, com exemplos de boas práticas na Indústria que podem servir de esclarecimento e inspiração para os participantes. Às 15:30, realizará a palestra “Sustentabilidade e Inovação para a Indústria Amazônica”. Os eventos serão nas salas multiuso do Hangar.
Outros destaques da programação
Pavilhão de Exposições – Das 17 às 22 horas, o pavilhão de exposições estará aberto para visitação diária e gratuita, onde o público poderá conhecer as ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia. São 70 estandes, com 90 expositores, que levam para a FIPA uma amostra de tudo o que é produzido pelas pequenas, médias e grandes indústrias locais, nacionais e multinacionais. O espaço funcionará até o dia 25 de maio.
Museu Interativo SESI LAB – Em todos os dias do evento, das 17 às 22 horas, a FIPA abrigará o Espaço SESI LAB, pela primeira vez na Região Norte do país, uma versão itinerante do museu 100% interativo, inspirado no Exploratorium, um dos principais centros interativos do mundo localizado na Califórnia (EUA). A mostra conta com uma exposição de 10 aparatos que envolvem arte, ciência e tecnologia e oferece uma experiência interativa e lúdica aos paraenses, nos moldes do que é feito no museu em Brasília. A visitação é gratuita, no pavilhão de feiras.
Espaço “Made In Pará” – Uma novidade desta edição da FIPA é o Espaço “Made In Pará”, onde pequenas e médias indústrias locais apresentarão produtos feitos a partir de matérias-primas genuinamente amazônicas, oportunidade para destacar a bioeconomia e promover produtos regionais. No local será possível conhecer e comprar produtos como joias, cosméticos, alimentos e bebidas produzidas à base de itens como mel, frutos ou vegetais típicos da Amazônia e que têm ganhado destaque nos mercados internacionais. São produtos da chamada bioeconomia, quando tecnologia e inovação são utilizadas para oferecer soluções mais sustentáveis, contribuindo para geração de emprego e renda em harmonia com a preservação do meio ambiente. A visitação é gratuita, em todos os dias da Feira, das 17 às 22 horas, no pavilhão de feiras.
Espaço SENAI de Inovação – Em todos os dias da FIPA, das 17 às 22 horas, o SENAI leva para o Hangar as suas tecnologias digitais, com dinâmicas como o Grand Prix de Inovação e a Seletiva WorldSkills, competições estudantis que envolvem criatividade, conhecimento e inovação.
Minicursos gratuitos do SENAI – Em todos os dias da FIPA, das 17 às 22 horas, o SENAI também estará com sua Unidade Móvel de Panificação, onde ofertará, gratuitamente, minicursos na área. Além de participar dos minicursos, os visitantes também poderão degustar os pães especiais produzidos na unidade móvel.
Selo Evento Neutro – A FIPA receberá o Selo Evento Neutro pela quantificação e neutralização das emissões de carbono geradas durante o evento, onde serão compensados 49 toneladas CO2 equivalente (CO2e), que é a medida utilizada para comparar as emissões de vários gases de efeito estufa, baseada no potencial de aquecimento global de cada um. A iniciativa beneficiará, por meio de incentivo financeiro, o projeto REDD+ Vale do Jari, que está localizado no município de Almeirim, no Pará, na fronteira com o estado do Amapá, e atua para evitar o desmatamento e minimizar seus impactos socioambientais.
Espaço E+ Reciclagem – A Equatorial Energia está com o Espaço E+Reciclagem, projeto do Programa de Eficiência Energética da empresa. Lá, durante todos os dias da FIPA, os visitantes poderão depositar, de forma voluntária, materiais como papel, plástico e metais que terão destinação correta, evitando que sejam descartados no meio ambiente.
Casa E+ Cultura – Em todos os dias da Feira, a Equatorial Pará também promove a Casa E+ Cultura, uma área onde será realizada a programação artística e cultural do evento. No espaço, o público vai poder acompanhar apresentações de teatro, música e dança. Além disso, haverá exposição de arte e ambiente gastronômico.
Sobre a XVI FIPA – A XVI Feira da Indústria do Pará tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, ApexBrasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.
A programação completa da XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA) está disponível neste link.