Publicação reúne artigos sobre os anseios e desafios de quem vive no maior bioma do planeta
Na noite desta quinta-feira, 23, o engenheiro José Maria Mendonça lançou o livro “Amazônia por Amazônida – para além da compreensão cartesiana”, durante a XVI Feira da Indústria do Pará (FIPA). A obra reúne uma coletânea de artigos, escritos ao longo dos anos, na qual o autor retrata as virtudes, anseios e desafios de quem vive na Amazônia. Mendonça é presidente do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Coinfra/FIEPA) e do Centro das Indústrias do Pará (CIP).
De acordo com Mendonça, a ideia do livro é despertar um sentimento de pertencimento da Amazônia e valorização de tudo que está e vem daqui da região. Ele ainda conta que escolheu lançar a publicação na FIPA por ser o maior evento da Indústria do Pará.
“A ideia é que a gente levante na Amazônia um pensamento dos Amazônidas de que tudo o que vier lá de fora, a gente deve aproveitar o que tem de bom, mas sempre com muita desconfiança, porque não é isso que a gente tem tornado a ver, porque existe uma campanha mundial de imobilizar a Amazônia. E esse livro prega que a gente não aceite esse estado de coisa”, avaliou Mendonça.
A XVI Feira da Indústria do Pará segue até o dia 25 de maio, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, no horário de 17h às 22h.
O evento tem a realização da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA); apoio do Governo do Estado, Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e Confederação Nacional das Indústrias (CNI); patrocínio Diamante da Albras, Hydro, Vale e SEBRAE; patrocínio Ouro da Norte Energia, Apex Brasil, Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Huawei e Banpará; patrocínio Bronze da Agropalma, Alcoa, Banco da Amazônia, Cargill, Solar Coca-Cola; apoio cultural da Equatorial Energia; e apoio institucional do Fórum das Entidades Empresariais do Estado do Pará e Natura.