FIPA

  • O Evento
  • Apoio e Patrocínio
  • Programação
  • Expositores
  • Imprensa
    • Credenciamento
    • Banco de Pautas
  • Contatos
  • Inscrições
  • Home
  • Banco de Pautas 2024
  • Pequenos negócios estão em destaque na Feira da Indústria
31 de julho de 2025

Pequenos negócios estão em destaque na Feira da Indústria

Pequenos negócios estão em destaque na Feira da Indústria

Por FIPA / sexta-feira, 24 maio 2024 / Publicado em Banco de Pautas 2024, Imprensa

Espaço Arena COP 30 foi montado para debater e apresentar oportunidades geradas pela conferência no Pará; feira de exposição apresenta produtos de pequenos negócios 

Os pequenos negócios estão entre os destaques da Feira da Indústria do Pará (FIPA), que segue até o dia 25 de maio, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O evento é realizado pela Federação da Indústria do Estado do Pará (FIEPA) e conta com uma vasta programação voltada também a esses empreendimentos.

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae/PA), que é patrocinador do evento, montou uma área de 120 metros quadrados, chamada de Arena COP 30, onde promove uma ampla programação, com Plenárias Temáticas – Oportunidades COP 30, Espaço Meet, atendimento e oferta de modelagem de negócios de impacto. Na Feira, também estão ocorrendo a exposição e a comercialização de produtos de empreendedores atendidos pela instituição.

“Nosso principal objetivo é mostrar que no Pará existem muitas indústrias, indústrias de pequeno porte, mas que são grandes negócios. Negócios que entregam para a população paraense produtos de qualidade”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Samuel Alves da Silva empreende no segmento da gastronomia há quase 30 anos e é proprietário do Restaurante Ouro Nato, em Belém. Agora, está construindo uma nova unidade na Ilha do Combu e participou da programação de abertura da Arena COP 30 como forma de buscar novos conhecimentos. “Esse empreendimento já está sendo feito para a COP 30. Somos uma família que trabalha só com gastronomia. Então, a ideia de abrir no Combu é justamente para atender a essa demanda que vai surgir com a COP 30”, revela.

Além desse espaço, o Sebrae/PA levou cinco empreendedores para uma feira montada no evento: Paladar Amazônico (geleias e molhos regionais); Amazônia Space (farofas regionais); Amazon Space (bolos caseiros veganos e sem glúten); Doceria e Cafeteria Suely Esteves; e Pavão Alimentos (vatapá instantâneo).

 Plenárias Temáticas
O empreendedor que visitar a feira terá a oportunidade de se informar, inspirar e capacitar sobre as oportunidades de negócios alinhadas à COP 30. No espaço haverá palestras, painéis e discussões sobre temas relacionados à conferência: economia circular, energias renováveis, soluções baseadas na natureza, agricultura sustentável, entre outros.

Espaço Meet 
Os empreendedores terão nesse espaço auxílio de mentores (especialistas) que facilitarão a troca de conhecimento e orientarão para o desenvolvimento de negócios de impacto. Estão programadas rodadas de mentoria, painéis de especialistas e workshops de modelagem de negócios.

Atendimento e modelagem   
Com o propósito de apoiar o desenvolvimento e a modelagem de negócios de impacto alinhados aos temas da COP 30, o Sebrae/PA prestará atendimento individual e assessoria técnica ao empreendedor que precisam de consultoria de modelagem de negócios.

Espaço de empreendedores  
Cinco empreendedores atendidos pelo Sebrae/PA terão estandes para network, exposição e comercialização de seus produtos, das empresas Paladar Amazônico (geleias e molhos regionais); Amazônia Space (farofas regionais); Amazon Space (bolos caseiros veganos e sem glúten); Doceria e Cafeteria Suely Esteves; e Pavão Alimentos (vatapá instantâneo).


Programação da Arena

23 de maio
18h – Bio embalagens: alternativas para um futuro sustentável.
19h – Desenvolvimento Sustentável na Amazônia: Reflexões para COP 30.
20h – Pilares da sustentabilidade e ações ESG nas empresas: como as embalagens auxiliam em todo este processo.
21h – Brasil + Produtivo.

24 de maio
18h – Indústria Criativa 4.0
19h – Eficiência Energética para Bares, Restaurantes e Similares.
20h – Como se comunicar através da sua marca.
21h – Plataforma Brasil à mesa.

25 de maio
19h às 21 h – Apresentação de Soluções com foco na COP30 pelos Alunos do Núcleo de Ciências Naturais e Tecnologia da UEPA (Demoday Hackathon UEPA, que o Sebrae é parceiro).

A FIPA
Com o tema “Negócios e Sustentabilidade na Amazônia”, a FIPA oferece uma programação diversa ao público, que tem a oportunidade de conhecer as ações de sustentabilidade social e ambiental do setor, além de iniciativas de inovação e tecnologia. São 70 estandes, com 90 expositores de pequenas, médias e grandes indústrias.

Na abertura da FIPA, realizada na noite dessa quarta-feira, do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, mencionou o Programa Brasil Mais Produtivo, lançado no final do ano passado para impulsionar a transformação digital de micro, pequenas e médias indústrias, por meio da parceria com Sebrae, BNDES, Finep, Embrapii, ABDI e Senai.

De acordo com Alckmin, a meta do programa é atender 97 mil pequenas e médias indústrias brasileiras. “Serão (destinados) R$ 2 bilhões do Brasil Mais Produtivo para alavancar as pequenas e médias empresas”, citou o vice-presidente.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou a importância da indústria para a economia paraense. “Nossa atividade industrial está aumentando e bateu um recorde na geração de empregos. Esse é o retrato do crescimento do nosso estado nos últimos anos e ainda no papel de liderança na região com relação à exportação da indústria”, frisou.

“Estamos comprometidos com os objetivos e metas internacionais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. A indústria paraense já tem somado esforços para reduzir a emissão de carbono e vai fazer ainda mais. Aqui na nossa feira da indústria vocês poderão conhecer as ações do setor produtivo na Amazônia”, reforçou o presidente da Fiepa, Alex de Carvalho.

As diretoras do Sebrae/PA Domingas Ribeiro (Técnica) e Cássia Costa (Operação) também estiveram na abertura da FIPA, junto com Rubens Magno. Também participaram da cerimônia o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; além de outras autoridades locais e empresários de vários segmentos.

  • Tweet

About FIPA

Leia também

FIEPA premia as indústrias que mais compram de fornecedores paraenses
Rodada de Negócios com fornecedores
XVI FIPA prossegue no Hangar com ampla programação
TOP